A segunda maior feira do agronegócio brasileiro e a mais importante do Norte Nordeste movimenta Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano.
A Bahia Farm Show é conhecida pelas grandes máquinas que atraem a atenção não somente empresas e produtores rurais, mas também de milhares de visitantes interessados em conhecer as novidades do setor. O evento em Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano, tem espaço garantido para a agricultura familiar, base econômica de 90% dos municípios com até 20 mil habitantes, segundo o Censo Agrícola do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
📱 NOTÍCIAS: entre na comunidade do 2JN no WhatsApp
Nesta 18ª edição da feira, que é a segunda maior agronegócio brasileiro e a mais importante do Norte Nordeste, são 32 estandes de microempresários e associações, além de mais de 80 cooperativas. Todos apresentam diversidade de produtos como bebidas, alimentos, produtos naturais, bem como peças de roupas e artesanato, em geral.
Entre os destaques estão os produtos da região. A banana de Bom Jesus da Lapa, segundo maior produtor da fruta no Brasil atualmente, dá origem a deliciosos licores caseiros feitos por Rita de Cássia Fontes.
"É somente cachaça, sem essência e sem conservantes. Eu faço também artesanato com a fibra da bananeira, que não leva verniz e já tem o selo 'mulher', nacional e estadual", disse ela.
Licor de banana produzida em Bom Jesus da Lapa é destaque no evento — Foto: Divulgação/Aiba
Além do licor, a cachaça do oeste também tem sido muito procurada. A marca Baiana Bacana, de Cristópolis, tem como matéria prima a cana de açúcar e produz melaço de cana, rapadura, açúcar mascavo e a bebida alcoólica.
“Nossa empresa é familiar e está na quinta geração na produção de cachaça. Somos uma das únicas empresas de cachaça regulamentada aqui na região e desejamos levar para mais pessoas o sabor e a qualidade da cachaça baiana”, reforça a proprietária Carina Nunes.
Maria Aparecida de Araújo faz parte da Cooperativa de Apicultores de Ibotirama e levou o mel das abelhas Do território do rio São Francisco, que garantem o sustento de centenas de famílias.
LEIA TAMBÉM
Bahia tem maior número de endereços em logradouros sem nome no país; aponta IBGE
De acordo com o governo do estado, pelo menos 1200 famílias, distribuídas em nove municípios do território Velho Chico, vivem da meliponicultura: Bom Jesus da Lapa, Carinhanha, Serra do Ramalho, Sítio do Mato, Paratinga, Muquém do São Francisco, Brotas de Macaúbas e Morpará, além de Ibotirama.
“É muito importante e interessante estarmos aqui [na feira], porque é uma forma da gente mostrar que existem os nossos produtos, que os apicultores da nossa região estão produzindo muito. A agricultura familiar da Bahia existe e produz com muita qualidade”, afirmou.
Fabricantes de mel da cidade de Ibotirama levaram os produtos para a Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães — Foto: Lo-Hanna Nunes
Expositora no espaço, Maria Margarete Gomes, proprietária da Margot Arte e Encanto, produz bonecas, roupas, panos de prato, chaveiros e bolsas de crochê. Administradora de formação, ela vive do artesanato, que começou como um hobby e se tornou sua fonte de renda principal.
Todos os anos, Maria Margarete participa do evento em Luís Eduardo Magalhães, onde vive. Aos 70 anos, ela celebra, com orgulho, o artesanato baiano, que a mantém ativa .
“Somos muito bem recebidos todos os anos pela organização da feira. Sempre temos muitas vendas, conhecemos muitas pessoas e consequentemente, temos bons resultados. Quando você vende, o ganho é em valor, em moeda. Mas aqui, o que a gente consegue de conhecimento, de encomendas, de gente que procura depois, dá um retorno muito maior. Isso que é importante".
Maria Margarete Gomes vende produtos artesanais na Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães — Foto: Lo-Hanna Nunes
Até sexta-feira (14), penúltimo dia de realização da 18ª edição, mais de 62 mil pessoas passaram pelo complexo Bahia Farm Show, montado no Parque de Exposições de Luís Eduardo Magalhães. O evento reúne representantes de mais de mil marcas e conta com a mão de obra de cerca de 2.500 pessoas, em todos os dias de feira.
A Bahia Farm Show 2024 vai até o próximo sábado (15). A feira é uma realização da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com o apoio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento do Oeste Baiano (Fundação Bahia) e Associação dos Revendedores e Representantes de Máquinas, Equipamentos e Implementos Agrícolas do Oeste da Bahia (Assomiba).
Bahia Farm Show 2024 recebeu mais de 60 mil pessoas, em quatro dias — Foto: Divulgação/Aiba
por Redação 2JN- G1ba
Modelos de Sites Jornalísticos/TV e Radio Web/Lojas Virtuais da PescWeb
A Melhor Hospedagem Web pelo melhor preço do Brasil