Eventos

Evento gratuito acontece no sábado (22), a partir das 14h, no Salvador Shopping.

 

A 2ª edição do Festival de Literatura do Salvador acontece no próximo sábado (22), a partir das 14h, no estacionamento externo do Salvador Shopping, e reúne nomes como Russo Passapusso, Gerônimo e Paloma Amado. O evento é gratuito.

 

Nesta edição, o festival celebra os 476 anos da capital baiana e tem como tema “Quem conta e canta a capital da Bahia”, em homenagem aos 40 anos do axé. O evento, que tem como objetivo estimular o hábito da leitura, leva a assinatura e curadoria da jornalista Carmen Peixoto, e terá como mestre de cerimônia e mediador, o jornalista Eduardo Oliveira.

 

Na abertura do evento, o público vai conferir a apresentação “Vozes para o Axé”, um espetáculo músico-teatral e um Slam de Poesia produzidos e encenados pelos jovens do Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM).

 

Nas intervenções, os jovens vão recitar, revisitar e contextualizar canções que fizeram sucesso nos 40 anos do axé e na poesia de rua, promovendo um encontro cultural e de gerações.

 

A filha Paloma e Jorge Amado na feira de Água de Meninos, na Cidade Baixa, em Salvador, no ano de 1961 — Foto: Acervo Zélia Gattai/Fundação Jorge Amado

 

 

Depois, os visitantes poderão participar de uma roda de conversa sobre "A Literatura no Processo Civilizatório e Cultural – A Importância da Literatura Soteropolitana" com os professores e escritores César Chagas, estudioso das obras de Jorge Amado; Rozana Pires e Joelma Queiroz.

 

No local, de forma simultânea, o grupo Stripulia vai realizar contação da história "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá". Já a professora Helena Nascimento dá sequência ao evento com a leitura da obra "Pretinha de Ébano".

 

A escritora Paloma Amado, filha de Jorge Amado e Zélia Gattai, vai trazer o tema "Jorge Amado e Caymmi: literatura e música da Bahia".

 

Depois, o cantor, compositor e pesquisador Russo Passapusso, líder da banda BaianaSystem, vai conduzir o bate-papo “Entre letras e acordes: o caminho da criação na música e na literatura”, que vai abordar diversas formas de expressão artística que envolvem técnica, emoção e narrativa, além dos desafios e particularidades de cada processo.

 

Ainda sobre canções e história da música, o cantor e compositor Gerônimo vai participar de uma roda de conversa com o jornalista, poeta e compositor James Martins e do historiador Ricardo Carvalho. Para fechar a programação, o cantor Gerônimo sobe ao palco e apresenta um pocket show.

 

Serviço

 

  • Festival de Literatura do Salvador
  • Quando: sábado (22), a partir das 14h
  • Onde: Estacionamento externo – piso L1 do Salvador Shopping, acesso Caixa Econômica
  • Quanto: gratuito

 


Siga a coluna no Facebook e no Instagram para não perder nada.

 

por Redação 2JN

Modelos de Sites Jornalísticos/TV e Radio Web/Lojas Virtuais da PescWeb

 


Imposto rosa 300x600

Saiba Propagara Aqui Com Video Card