Eventos serão realizados entre os dias 3 e 30 de novembro na capital baiana.
O mês dedicado à consciência negra e a luta antirracista será de eventos, debates, festivais e um grande e inédito desfile de blocos afros em Salvador.
Eventos públicos e particulares darão o tom ao longo do mês. A maior parte da programação conta com o apoio da prefeitura da capital baiana através do programa Salvador Capital Afro.
O destaque ficará por conta do evento terá também apresentações de afoxés e blocos Afro, com o inédito Desfile Mundo Negro, projeto inédito da Prefeitura de Salvador, que vai reunir blocos Afro e Afoxés. O evento vai ocupar as ruas do Pelourinho e do Centro da cidade, como ocorre no carnaval.
De Roma Negra a capital afro: em meio a exclusões e resistência, Salvador busca caminhos de combate ao racismo
Caminhada do Samba é um dos tradicionais eventos da cidade que acontecem em novembro — Foto: Jony Torres/G1 Bahia
LEIA TAMBÉM
Confira a programação
- 3 a 6 de novembro - Liberatum
Festival internacional humanitário que já passou por 13 países, incluindo Reino Unido, Índia, México, Estados Unidos, Filipinas, Turquia e vai chegar ao Brasil. Lideranças negras do mundo das artes, tecnologias e negócios vão se reunir em Salvador.
- 3 a 5 de novembro - Mostra de artes em homenagem ao Ilê Aiyê
- 6 de novembro - Reabertura do Museu da Cultura Afro-Brasileira (Muncab)
- 7 de novembro - Seminário Nacional do Samba
Iniciativa da Unesamba, que reúne nove blocos de samba de Salvador, e que discutirá a cadeia produtiva do samba e o potencial de geração de empregos e de renda na economia da cidade e do país. Evento será no centro histórico.
- 7 de novembro - Missa campal na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos com Orquestra Afro Sinfônica
- 10 e 11 de novembro - Candyall e Tal
Projeto que acontece anualmente no bairro do Candeal, realizado pelo projeto Pracatum, e que ocupa a localidade com apresentações musicais, oficinas de percussão, entre outras demonstrações culturais.
- 11 de novembro - Show de Larissa Luz no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho
- 17 de novembro - Everyday People
- 18 e 19 de novembro - Festival Afropunk
Maior festival de cultura negra do mundo, será realizado novamente em Salvador e homenageará Alcione. O evento reunirá artistas de música negra, como Iza, BaianaSystem, Majur, Olodum, O Kannalha, entre outros.
- 20 de novembro - Caminhada da Liberdade
Organizado pelo Fórum das Entidades Negras da Bahia, a tradicional caminhada ocorre todos os anos no Dia Nacional da Consciência Negra, exalta a importância da luta das pessoas negras e terá o apoio da Prefeitura de Salvador.
- 20 e 21 de novembro - Festival Afrofuturismo Vale do Dendê
Festival realizado pela incubadora de startups baiana Vale do Dendê, vai reunir especialistas negros em tecnologia e inovação de todo o Brasil, para compartilhar as suas experiências com a comunidade jovem de Salvador.
- 21 a 25 de novembro - Festival Internacional do Audiovisual Negro do Brasil
Maior festival de cinema negro do país, o evento vai trazer convidados internacionais para compartilharem a sua vivência na cadeia produtiva do audiovisual com os produtores da capital baiana.
- 22 a 24 de novembro - Festival Salvador Capital Afro
Festival de empreendedorismo, de negócios, de música e de economia criativa focado no público negro, que é realizado com o apoio da Prefeitura de Salvador.
- 24 a 26 de novembro - Expo Carnaval
Exposição para falar sobre a cadeia produtiva e econômica do Carnaval, neste ano será focado na cultura negra de Salvador, reúne artistas, dirigentes culturais, produtores e outras personalidades da área.
- 25 de novembro - Afro Fashion Day
Desfile de moda abraçando estilistas negros, focado na promoção da autoestima da população negra de Salvador.
- 25 de novembro - Desfile Mundo Negro
Projeto inédito da Prefeitura de Salvador, será um desfile de blocos Afro e de afoxé que vai ocupar as ruas do Pelourinho e do Centro da cidade, como ocorre no carnaval.
- 25 de novembro - Dia Nacional da Baiana de Acarajé
Data para celebrar e debater melhorias para esse ofício, com homenagens e distribuição de kits com tabuleiro, ombrelone e outros materiais.
- 25 de novembro - Trace Fest - Doca 1
- 25 de novembro - Acervo da Laje - Exposição Dona Antônia
- 26 de novembro - Caminhada do Samba
O tradicional evento dos blocos de samba, que se apresentam no final de novembro, será incorporado ao calendário do Novembro Salvador Capital Afro.
- 30 de novembro - Scream Festival
Festival de inovação e criatividade que ocorre tradicionalmente na cidade, desta vez terá também um enfoque no público negro e nas suas potencialidades.
por Redação 2JN - g1ba
Modelos de Sites Jornalísticos/TV e Radio Web/Lojas Virtuais da PescWeb