Depois do sucesso da primeira edição, vem aí, nos dias 16 e 17 de setembro, o Desafio Arara de Lear 2023, competição de mountain bike (XCM) que une diversão, aventura, esporte e preservação da natureza na cidade de Euclides da Cunha, no nordeste baiano.
Este ano, além de arbitrada, a competição será ranqueada pela Federação Baiana de Ciclismo, o que atrairá um número ainda maior de atletas de todo o estado da Bahia.
“Em 2022, desde os preparativos à realização do evento, a Federação percebeu que se tratava de um evento de grande relevância para o ciclismo baiano, tanto pela sua proposta social e nível de organização quanto pela promoção de uma experiência diferenciada aos atletas. Não deu outra! Hoje, o Desafio Arara de Lear integra o calendário oficial de ciclismo da Bahia”, comemora Edvânio Pereira dos Santos, professor, ciclista e organizador do evento.
Assim como aconteceu na edição anterior, a competição contará com três categorias: Pro, Sport e Iniciante. Troféu, medalha e premiação em dinheiro animam e incentivam os atletas a percorrerem as belas trilhas por terras euclidenses. Para os participantes da categoria Pro, o percurso será de 75 quilômetros; a categoria Sport traz um percurso de 52 quilômetros. Já a voltada para os iniciantes, o percurso será leve, com 25 quilômetros. Clique aqui para se inscrever.
Uma grande novidade deste ano é a realização da Arara Night Run, uma corrida de 05 e 10 quilômetros por ruas do centro da cidade e que acontecerá na noite do sábado, 16 de setembro. A competição é destinada a cinco públicos distintos: 18 a 29 anos, 30 a 39 anos, 40 a 49 anos, 50 a 59 anos e 60 anos acima. Ao todo, a organização estima a participação de 150 pessoas. Haverá prêmio em dinheiro, troféu e medalha para os melhores colocados. Clique aqui para se inscrever.
LEIA TAMBÉM
Como contrapartida socioambiental, o Desafio destina 10% do valor arrecadado com as inscrições para o Projeto Jardins da Arara de Lear, entidade que atua na preservação da arara azul de lear, ave rara e encontrada apenas no sertão baiano, mais especificamente nas cidades de Euclides da Cunha, Canudos e Jeremoabo, e com perigo crítico de extinção.
Vale muito a pena participar. Além da emoção de pedalar por trilhas incríveis e competir em um desafio federado e ranqueado, você ainda ajuda a preservar o meio ambiente. Top demais!
por Redação 2JN
Modelos de Sites Jornalísticos/TV e Radio Web/Lojas Virtuais da PescWeb