Cultura e Artes

André e Gustavo Moreno aguardam posicionamento da Fundação Gregório de Matos para alinhar

 

Os filhos do artista Tatti Moreno, André e Gustavo, apresentaram, nesta quinta-feira (3), detalhes da réplica da escultura de Mãe Stella de Oxóssi, que será colocada no lugar da obra incendiada em dezembro de 2022, no bairro de Itapuã, em Salvador.

Em entrevista concedida no Jornal da Manhã, na TV Bahia, André Moreno contou que a réplica tem todas as características e originalidade da obra feita pelo pai. O artista morreu em julho de 2022.

"É uma obra de fibra e resina de poliéster. Dessa vez, tivemos o cuidado de trabalhar com materiais extinguíveis, evitando assim a propagação do fogo", contou.


Réplica da escultura de Mãe Stella de Oxóssi, revitalizada pelos filhos de Tatti Moreno — Foto: Reprodução/TV Bahia

Segundo André, a construção da réplica foi iniciada em março deste ano e finalizada em junho. Agora, ele e o irmão, Gustavo Moreno, aguardam um posicionamento da Fundação Gregório de Matos para alinhar a instalação e reinauguração da obra.

Gustavo disse que está muito honrado em devolver, junto com o irmão, o monumento para Salvador.

"Que a gente possa, em breve, fazer essa grande homenagem. Um renascimento de Salvador", desejou.

Réplica da escultura de Mãe Stella de Oxóssi, revitalizada pelos filhos de Tatti Moreno — Foto: Reprodução/TV Bahia

LEIA TAMBÉM

 

 

 

Em abril deste ano, a Prefeitura de Salvador anunciou que a réplica da escultura seria entregue em até 90 dias. A obra assinada por Tatti Moreno tinha dois metros e era seguida por uma estátua de Oxóssi com 6,5 metros.

No incêndio, a escultura de Stella foi atingida pelo fogo enquanto a peça de Oxóssi não foi afetada.

Conforme foi informado pela prefeitura, a recuperação do monumento tem como objetivo conscientizar os soteropolitanos sobre atos de vandalismo e intolerância religiosa.

Escultura destruída
Imagens registradas no dia do incêndio mostraram a escultura de Mãe Stella consumida pelo fogo. A princípio, não havia detalhes se o incêndio teria sido criminoso ou causado por um curto circuito nos refletores de luz.

No entanto, a Prefeitura de Salvador, que é responsável pelo equipamento, afirmou que a imagem foi vandalizada. Na ocasião, o prefeito Bruno Reis lamentou o vandalismo e afirmou que o ato foi fruto de intolerância religiosa.

"Lamentável o incêndio criminoso na estátua de Mãe Stella de Oxóssi, ocorrido nesta madrugada. Não é a primeira vez que esse símbolo passa por uma situação de vandalismo atrelado à intolerância religiosa", escreveu à época.

A Delegacia de Itapuã investigou o caso, mas ninguém foi preso.


Escultura de Mãe Stella e Oxóssi foi incendiada em Salvador — Foto: Reprodução/Redes Sociais



Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

por Redação 2JN - g1ba

Modelos de Sites Jornalísticos/TV e Radio Web/Lojas Virtuais da PescWeb