Cantora é parceira do Instituto Próxima Geração, que oferece aulas gratuitas de tênis a cerca de 150 estudantes da capital baiana.
Ivete Sangalo transformou a tarde desta terça-feira (20) em "tempo de alegria" para as crianças beneficiadas pelo Instituto Próxima Geração, que há seis meses ganhou uma sede em Salvador. A cantora abraçou o projeto através de sua própria entidade filantrópica, o Instituto Ivete Sangalo, permitindo a abertura do espaço na capital baiana.
Atualmente, cerca de 150 crianças são beneficiadas pela iniciativa, que oferece aulas gratuitas de tênis. Para a artista, esta é uma forma de usar a própria voz e recursos financeiros para dar um “sopro de oportunidade” a crianças em situação de vulnerabilidade social.
"Temos aqui futuros campeões. (...) Embora a gente esteja aqui impulsionado pelo sofrimento, pela falta de oportunidades, pelas histórias tristes, pelo receio que a gente tem de que caminho essas crianças possam tomar… o que nos traz aqui é a alegria de viver. Eles estão vendo isso acontecendo e vão entendendo que vai ser possível, começam a acreditar um pouco mais [no futuro próspero]", disse Ivete.
LEIA TAMBÉM
Ivete Sangalo apoia projeto social em Salvador que oferece aulas de tênis para crianças — Foto: Natally Acioli/g1
Presente Salvador desde março de 2024, o projeto nasceu em 2018, fundado pelo tenista Mauro Menezes. Ele conta que foi impulsionado pelo desejo de retribuir o que o esporte lhe deu, destacando que foi graças à condição de atleta profissional que conheceu diversos lugares e teve acesso a diferentes culturas.
A partir disso, há seis anos ele abriu a primeira unidade em São Paulo, depois outras duas em Monte Mor, no interior paulista, e em Recife, capital pernambucana.
Para o ex-atleta, o crescimento do instituto demonstra a importância do trabalho social.
"O projeto tem apenas quatro meses em Salvador e a gente já tem lista de espera. Foi uma surpresa incrível. (...) A gente vivencia a verdadeira transformação social através do esporte, vendo no dia a dia o quanto o esporte traz essa autoconfiança", declarou Menezes.
Não há vagas abertas na unidade soteropolitana no momento, porém, interessados podem se dirigir até a academia, na Rua Barros Pimentel, 129, e apresentar a documentação pessoal e escolar da criança. Assim que novas vagas surgirem, a administração do projeto entrará em contato para concluir a inscrição.
Oportunidade e desenvolvimento futuro
O núcleo de Salvador funciona na Academia Winner Tennis, no bairro de Pituaçu. Entre os beneficiados estão principalmente jovens das comunidades no entorno.
Todos os contemplados ganham equipamento, uniforme, lanche após as atividades e são acompanhados por nutricionista e preparador físico. A partir deste mês, o projeto oferecerá também aulas de reforço escolar e de inglês, em parceria com o Instituto Lugar de Faz.
O retorno desse investimento são crianças e jovens bem desenvolvidos, saudáveis e focados no ensino, como diz a mãe do pequeno Bernardo, de 8 anos. Funcionária da academia de tênis, Fabiana logo soube da iniciativa e não demorou a matricular o filho.
"Ele está gostando de estudar graças a esse projeto, porque aqui, além de estar fazendo aula de tênis, eles procuram saber da escola", comentou. Para participar das aulas, as crianças precisam frequentar a tirar notas boas e ter frequência escolar regular.
Fabiana e o filho, Bernardo, aluno do projeto socioesportivo — Foto: Natally Acioli/g1
Construção de legado
O Instituto Ivete Sangalo foi criado em 2017 na cidade natal da artista: Juazeiro, no norte da Bahia. A parceria com o projeto do tenista Mauro Menezes serve também para ampliar as ações da associação sem fins lucrativos.
"É uma coisa que eu quero passar para os meus filhos, para os meus netos, não é algo que eu quero que pare aqui, não", adianta a artista.
Com três décadas de carreira e estabelecida como um dos principais nomes da Música Popular Brasileira, Ivete ressalta que entende seu papel social.
"As pessoas falam muito que o artista tem o poder, é famoso… A gente precisa enxergar onde é que está esse poder e como é que a gente coloca ele em prática. Não é o estar invisível, não é saber o que o outro fala, não é estar em primeiro lugar, é saber o que a gente está fazendo aqui", discursou, emocionada.
Ivete brinca com crianças do Instituto Próxima Geração, em Salvador — Foto: Natally Acioli/g1
por Redação 2JN - g1ba
Modelos de Sites Jornalísticos/TV e Radio Web/Lojas Virtuais da PescWeb
A Melhor Hospedagem Web pelo melhor preço do Brasil