Estudos foram realizados com o objetivo de compreender a diferença entre o cérebro masculino e feminino. As pesquisas apresentaram um resultado surpreendente que explica muitas razões.
Segundo um estudo feito e divulgado pela Universidade Stanford, as mulheres possuem um órgão ligeiramente menor, porém, com mais conexões na rede padrão do cérebro, um conjunto de circuitos que atravessa cinco regiões cerebrais e se ativa com o “pensamento interno”, ou reflexivo.
Em contrapartida, homens possuem tendência a terem um corpo estriado mais desenvolvido, uma região cerebral associada à motivação e tomada de decisões, sendo maior em termos de tamanho. Para as constatações, foram reunidos cerca de 1.500 voluntários com idades entre 20 e 35 anos, através de exames de neuroimagem.
LEIA TAMBÉM
Os pesquisadores também utilizaram esses dados para treinar um sistema de inteligência artificial, que demonstrou uma precisão de 90% ao classificar um cérebro masculino ou feminino. Segundo os cientistas, a compreensão destas diferenças cerebrais podem auxiliar no tratamento de doenças psiquiátricas e neurológicas.Apesar disto, tamanho e as formas de conexão neural do cérebro masculino e feminino não influenciam na inteligência que o indivíduo pode desenvolver, existindo diversos fatores determinantes para as habilidades cognitivas. O motivo? A forma como áreas do cérebro se comunicam pode ter um impacto maior na inteligência do que o seu tamanho.
Não existe uma relação direta entre essas diferenças e habilidades cognitivas específicas. A pesquisa não pode ser usada como forma de invalidar os conhecimentos femininos, por exemplo. A inteligência é um traço complexo e multifacetado, que envolve habilidades cognitivas, como raciocínio, memória, desenvolvimentos verbais, habilidades espaciais e diversos outros pontos.
por Redação 2JN - Universidade Stanford
Modelos de Sites Jornalísticos/TV e Radio Web/Lojas Virtuais da PescWeb
A Melhor Hospedagem Web pelo melhor preço do Brasil